Filtro de ar esportivo - Tira Dúvidas

Muitos iniciantes da modificação automotiva já provavelmente se perguntaram, filtro esportivo realmente funciona? Quantos cavalos ganha? Como é o ronco do filtro esportivo?

São muitas dúvidas e eu vou tentar juntar meu conhecimento com o do ADG (profissional da área).

Vocês vão ver que no vídeo o ADG diz que filtro de ar em carros 1.0 e 1.4 praticamente não fazem muita diferença. Mas, vou dar minha opinião de usuário de filtro de ar esportivo.

Já tive um celta 1.0 e atualmente possuo um peugeot 207 1.4, ambos coloquei filtro de ar esportivo. Não vou negar... É legal. O ronco muda muito, e não é aquele tipo de ronco simulado que o escape faz, é um ronco que você ouve principalmente em rotações mais alta. Só a alteração do ronco (na minha opinião) já vale a pena.

Mas e o desempenho com o filtro esportivo?!



Assim como o ADG disse no vídeo, em carro 1.0 e 1.4 não faz milagres. Mas, você que anda com o carro o dia inteiro e presta atenção no comportamento do seu carro, você vai notar uma diferença sim no desempenho. O carro fica mais esperto, um pouco mais ágil.

Pode parecer bobeira para quem não está acostumado com o desempenho do carro, mas pra quem convive diariamente andando com seu carro, vai notar sim uma diferença em colocar o filtro de ar esportivo.

Em ambos os meus carros utilizei o filtro duplo fluxo. Eu sei...Por mais que seja um 1.0 ou o 1.4 e não haja necessidade de um filtro tão grande, porque afinal, nem sequer a entrada de ar do motor é tão grande como a do filtro. Mas, o filtro traz uma estetica mais bonita, e o ronco do duplo fluxo é mais grave, mais bonito de escutar.

Sei que estou contradizendo o vídeo que estou compartilhando, em que o ADG diz que quem coloca o filtro em carro de baixa cilindrada está sendo 'enganado', mas acho legal colocar aqui as duas opiniões.

No meu peugeot 207 1.4, coloquei também um sistema cold air intake CAI para o do filtro esportivo, pegando assim, ar mais frio da parte frontal do carro para buscar um desempenho melhor.

Sinceramente gostei do resultado, ficou bonito e melhorou sim o desempenho, mesmo que seja minimo.

Sobre a manutenção do filtro esportivo duplo fluxo, como o ADG disse, sim, ele enferruja se for de material ruim. E como a maioria dos filtros esportivos vendidos por aí são praticamente os mesmos materiais, logo, é bom que sejam trocados de 6 em 6 meses ou a cada 1 ano, como eu fazia. Não acredito nas pessoas que dizem que ele é pra vida toda, porque não é.

Se você estiver realmente empenhado em por o filtro de ar esportivo, existem os filtros de ar Simota. Não cheguei a usar mas recebi grandes recomendações de quem já usou. Ele é feito em plurietano (acho que é esse o nome), resumindo, ele é feito com uma borracha dobrável super resistente ao calor. Logo... não enferruja e nem vai cair nenhuma parte dele depois de algum tempo exposto a um calor muito forte como o do motor do carro.

Enfim, na minha opinião, vale sim a experiencia de por um filtro de ar esportivo, mesmo que seu carro seja de baixa cilindrada. Se você tomar todos os cuidados e for uma pessoa que curte seu carro, você não terá dores de cabeça e irá aproveitar e perceber sim uma mudança de comportamento e de ronco do seu carro.


Tags: filtro esportivo, filtro esportivo funciona? filtro de ar esportivo duplo fluxo em carros de baixa cilindrada, filtro de ar esportivo em motor 1.0, 1.4, filtro de ar esportivo com cai, cold air intake,